Notícias Associadas

Cemat e prefeitura lançam projeto para uso de LED nos semáforos da capital

06/01/2011
Fonte: CEMAT

Até o fim deste mês a Cemat concluirá a substituição das lâmpadas de todos os semáforos de Cuiabá por conjuntos de LED (Diodos Emissores de Luz). Além de reduzirem o consumo de energia elétrica em até 80%, as lâmpadas de LED possuem vida útil 50 vezes maior que aquelas utilizadas atualmente. A substituição é custeada pelo Programa de Eficiência Energética da distribuidora, em parceria com a prefeitura de Cuiabá. O projeto permitirá que a cidade seja uma das primeiras capitais brasileiras a ter essa tecnologia implantada em 100% dos semáforos.

O atual sistema de semáforos de Cuiabá é formado por lâmpadas incandescentes que queimam com frequência, porque possuem vida útil de aproximadamente 2 mil horas. Esse fator gera condições de risco para os motoristas e pedestres da cidade, que ficam sujeitos a colisões e atropelamentos. As lâmpadas de LED, no entanto, têm vida útil de aproximadamente 100 mil horas.

A implantação desta nova tecnologia nos 110 cruzamentos que possuem semáforos em Cuiabá ainda resolverá outro problema do trânsito da capital: a dificuldade para identificar, em determinados horários, qual das cores do semáforo está acesa. A incidência de sol e o calor gerado pelas lâmpadas incandescentes provocam deterioração das lentes e filtros coloridos dos semáforos, o que prejudica a visão dos motoristas e pedestres. Com a utilização dos conjuntos de LED, essa questão será solucionada.

O lançamento desse projeto ocorreu no dia 17 de dezembro de 2010, na presença do prefeito Chico Galindo, do diretor Financeiro e Administrativo da Cemat, Henrique Jueis de Almeida, e de demais colaboradores da distribuidra de energia.  

 

 

 



[ topo ]