Notícias Associadas

Cemig: Após elevação, situação estável no Rio São Francisco

22/03/2011
Fonte: CEMIG

A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig informa que o nível do rio São Francisco, próximo a cidade de Pirapora, está diminuindo no momento. Isso por conta da redução do volume de água do rio Abaeté que atingiu 4,75 metros em decorrência das intensas chuvas ocorridas no último final de semana.

A Usina Três Marias, no domingo (20/3), começou liberando 2000 m³/s do volume de água do reservatório pela última manobra do vertedouro, que deve permanecer durante o dia. Nos próximos dias, o volume de água liberado pela usina será reduzido. Desse modo, com o controle da vazão do volume de água, o nível do rio na região de Pirapora deve cair aos poucos, normalizando a situação próximo às ilhas de Pirapora.

A manobra operativa foi necessária devido às chuvas ocorridas nos últimos dias na Bacia do Rio São Francisco, especialmente a montante da hidrelétrica. O volume de água que chegou ao reservatório foi elevado, o que causou a necessidade de liberar um volume de água.

Perante essa situação, com o controle da vazão de água do reservatório da Usina Três Marias, o nível de água deve atingir cerca de 100% de armazenamento.

Os técnicos da Cemig permanecem monitorando a chuva e os níveis do reservatório, do Rio São Francisco e de seus principais afluentes. Havendo mudanças significativas nesse cenário, a Empresa voltará a informar a população.

Para visualizar tabela clique aqui



[ topo ]