Notícias Associadas

Resultado positivo faz Celpa repetir mutirão da tarifa social

31/03/2011
Fonte: CELPA

Devido à boa aceitação dos clientes, a Celpa promoverá um novo mutirão para o cadastro da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), neste sábado (02). Desta vez, além de Belém e Ananindeua, consumidores em Castanhal e Paragominas também poderão contar com o atendimento extraordinário, realizado das 08h00 às 12h00.

Os beneficiários da TSEE que ainda não se cadastraram podem se dirigir a uma das agências participantes tendo em mãos o Número de Identificação Social (NIS), uma conta de energia elétrica da residência, CPF e carteira de Identidade ou outro documento com foto. O NIS é fornecido pelas prefeituras aos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

O procedimento é uma determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por meio da Lei nº 12.212, publicada no ano passado. De acordo com a legislação em vigor, tem direito à tarifa social quem possui renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa; portadores de doenças com tratamento que exige o uso contínuo de aparelhos elétricos, com renda mensal de até três salários mínimos; e as pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), desde que inscritos no CadÚnico.

No primeiro mutirão, realizado em Belém e Ananindeua no sábado passado (26), foram realizados cerca de mil atendimentos. "O balanço é muito positivo, pois muitos clientes aproveitaram a oportunidade para se cadastrar. Devido à grande procura, resolvemos abrir novamente as agências para atender essa demanda", diz a gerente do Departamento de Atendimento ao Cliente da Celpa, Risoleide Almeida.

Segundo a gerente, o procedimento para cadastro é simples. O cliente recebe uma ficha, preenche e entrega ao atendente da Celpa. Este checará se o preenchimento está correto e, se estiver, o cliente estará liberado. "É importante frisar que apenas as pessoas que ainda não fizeram o cadastro na Celpa com a apresentação do NIS devem comparecer a uma de nossas agências. Quem já fez esse cadastro, não precisa se preocupar", reforça Risoleide.

Quem perder esta nova oportunidade de cadastro, poderá passar em qualquer agência da Celpa durante a semana para preencher o formulário ou ligar para o 0800 091 0196. "A vantagem do mutirão é que as agências ficam focadas no atendimento da tarifa social, mas isso não impede que o cliente faça o cadastro durante a semana em qualquer agência a Celpa", alerta a gerente.

Por meio da TSEE, as famílias declaradas ou com características de baixa renda recebem descontos que variam de 10% a 65% na conta de energia elétrica, conforme a faixa de consumo. As famílias indígenas e quilombolas têm direito a 100% de desconto até o limite de consumo de 50 kW/h por mês.

De acordo com o cronograma estipulado pela Aneel, a data da perda dos descontos da TSEE varia de acordo com as médias de consumo mensal. Os prazos vão de dezembro/10 a novembro de 2011 (ver cronograma abaixo).

Agências participantes do mutirão:

· Pedreira (Belém): Av. Pedro Miranda, 1612 (próximo à Caixa Econômica).

· Nazaré (Belém):  Av. Magalhães Barata, 209 (ao lado do colégio Gentil Bittencourt).

· Cidade Nova (Ananindeua): Rua Arterial 18, Cidade Nova IV, Tv. WE-461.

· Castanhal: Avenida Presidente Vargas, Nº 2432 - Centro.

· Paragominas: Avenida Costa e Silva, Nº 144 - Centro.

Faixas de desconto da tarifa social:

Faixqa de consumo (kWh)

Desconto %
Até 30 65
De 31 até 100  40
De 101 até 220 10
Acima de 220 0

Prazos para cadastro dos consumidores que recebem o desconto da Tarifa Social de forma automática, sem terem feito o cadastro com o NIS.

Média de consumo (kWh) Data
maior ou igual a 80 01/12/2010
maior que 55 01/06/2011
maior que 30 01/09/2011
menor ou igual a 30 01/11/2011

 

 



[ topo ]