Notícias Associadas

Eletrobras Eletronuclear promove semana do meio ambiente no Rio e em Angra

27/05/2011
Fonte: Eletronuclear

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Eletrobras Eletronuclear promoverá, entre os dias 30 de maio e 5 de junho, a 9ª Semana Eletrobras Eletronuclear do Meio Ambiente (Sema 2011). O evento busca sensibilizar e conscientizar as pessoas para as questões ambientais. Para tanto, serão realizadas atividades culturais, educacionais e esportivas, voltadas aos empregados da empresa e ao público externo.

A semana será aberta oficialmente na segunda-feira (30), às 15h, com uma cerimônia na sede da Eletronuclear, no Centro do Rio, que terá a participação de convidados e autoridades da empresa. No decorrer de toda a semana, haverá a realização de palestras, a exibição de filmes sobre meio ambiente e a distribuição de mudas de árvores ornamentais e frutíferas.

Já em Angra dos Reis, a Sema 2011 também começa na segunda-feira, às 9h, com uma visitação de escolas ao Projeto Pomar (apoiado pela Eletronuclear e que visa ensinar o cultivo do molusco coquille saint-jacques, também conhecido como vieira). Também haverá a exposição fotográfica Ver de Novo, sobre a recuperação da cobertura florestal no entorno da central nuclear.

A Eletronuclear montou ainda roteiros ecológicos, que contarão com a participação de alunos da rede pública da região. Na programação, estão incluídas visitas ao Centro de Informações de Itaorna; à Trilha Porã (área de mata atlântica preservada pertencente à empresa); à Trilha Arqueológica de Piraquara; à Central de Compostagem (onde resíduos vegetais da empresa - como galhos, folhas e capim - são transformados em adubo); à Restinga de Mambucaba e ao Bosque Mambucaba (que estão sendo recuperados pela empresa).

No fim de semana, as atividades da Sema 2011 serão abertas ao público. No sábado (4), a partir das 9h, na Vila Histórica de Mambucaba, em Angra, haverá um torneio de futebol, além de uma gincana ecológica com a participação de escolas. Às 10h, acontecerá a 10ª edição do evento esportivo Canoando o Rio Mambucaba, onde os participantes descem o rio e recolhem o lixo superficial encontrado nas margens. A exposição Ver de Novo estará no local, juntamente com outra sobre um projeto, apoiado pela empresa, de coleta de óleo de cozinha usado e uma terceira sobre o Laboratório de Monitoração Ambiental da central nuclear.

No domingo (5), no mesmo local, será a vez da Copa Brasil Eletronuclear de Canoagem Oceânica 2011. À tarde, as medalhas e troféus serão entregues, encerrando a Sema 2011. Mais informações sobre essas atividades podem ser obtidas pelo telefone (24) 3362-9460 ou o e-mail mlopes@eletronuclear.gov.br. A programação completa da semana do meio ambiente está no site da Eletronuclear (www.eletronuclear.gov.br).

 



[ topo ]