Notícias Associadas

Cemig: Eficiência energética é destaque no II Fórum de Inovação e Tecnologia

31/05/2011
Fonte: CEMIG

Imagine um lugar que comporte as melhores práticas de eficiência energética, com o aproveitamento da água da chuva e iluminação natural, sistema inteligente de ar condicionado e geração ininterrupta com integração entre microturbina a gás, motor de combustão, painel fotovoltaico e banco de baterias, tudo isso com monitoramento de informações energéticas voltado para a formação de novos profissionais.

Assim é o Centro de Eficiência Energética – Excen, que fica  na Universidade Federal de Itajubá e proporciona um espaço de constante aprendizado para alunos e pesquisadores interessados em promover o uso eficiente da energia, reduzindo as perdas energéticas nas diversas atividades socioeconômicas.

O Excen faz parte do Programa de Eficiência Energética da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig e será apresentado nessa quarta-feira (01/06), durante o II Fórum de Inovação e Tecnologia. Além dele, também serão apresentadas outras iniciativas, como a construção de edificações 100% sustentáveis – Edifícios Net-Zero, da Kema Brasil, o Plano de Eficiência Energética do Ministério de Minas e Energia e as melhores práticas de acordo com o Instituto Nacional de Eficiência Energética.

Cláudio Latorre, gerente da Efficientia, empresa do Grupo Cemig criada para desenvolver soluções para o uso eficiente de todos os tipos de energia, será o moderador do Painel de Eficiência Energética e diz que o encontro é uma grande oportunidade de troca de aprendizados e discussões do setor.

“O Fórum de Inovação e Tecnologia vem para contribuir na atuação de práticas de eficiência energética para toda a sociedade. Nós da Efficientia, que atuamos tanto no mercado nacional quanto internacional, só temos a ganhar com discussões sólidas para reforçar nossa intenção de promover a melhoria da competitividade das empresas e a preservação do meio ambiente através do uso racional dos recursos energéticos”, diz Latorre.

Dentre as atrações do evento, destacam-se a exposição de painéis temáticos nas áreas de energia da biomassa e meio ambiente, além da apresentação do ROV – Veículo Submarino Operado Remotamente, utilizado no monitoramento subaquático de equipamentos de usinas hidrelétricas.

O II Fórum de Inovação e Tecnologia tem entrada franca e conta com a presença de representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, do Ministério de Minas e Energia, do Instituto Nacional de Eficiência Energética, centros de pesquisa e universidades.

Encontros de Inovação

Nos dias 1º e 2 de junho, acontecem ainda os Encontros de Inovação, com o objetivo de discutir e auxiliar os interessados em desenvolver projetos no programa de Pesquisa e Desenvolvimento – P&D da Cemig, que já movimentou nos últimos 11 anos quase R$ 500 milhões.

Durante os encontros, especialistas da Empresa irão detalhar as informações do edital de captação de projetos de P&D 2012, já disponível no Portal Cemig, com a previsão de R$ 30 milhões em investimentos. As inscrições e o envio das propostas devem ser realizadas até as 17 horas do dia 12 de agosto de 2011.



[ topo ]