Notícias Associadas

Melhoria dos serviços da Cemig é o foco de tecnologias testadas em Sete Lagoas

03/11/2011
Fonte: Cemig

Melhoria dos serviços da Cemig é o foco de tecnologias testadas em Sete Lagoas (MG)

Com o objetivo de gerar melhorias nos serviços oferecidos pela Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig, diversas tecnologias com foco em geração, transmissão e distribuição de energia elétrica estão em desenvolvimento no município de Sete Lagoas, a 70 quilômetros de Belo Horizonte. Com incentivo do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Cemig, as iniciativas são testadas em parceria com centros de pesquisas, universidades e fornecedores.

Um dos projetos em fase de teste é o Cidades do Futuro que, no momento, coloca Sete Lagoas como a cidade modelo no País no âmbito de possibilidades de melhorias no fornecimento de energia. Está em fase de validação a arquitetura com a tecnologia das redes inteligentes (smart grid) para a realidade da Cemig, por meio de testes de produtos, serviços e soluções inovadoras, além da análise da viabilidade técnica e econômica para sua futura implantação em todo o Estado.

Além disso, Cemig e parceiros implementam a primeira usina experimental de Geração Solar Fotovoltaica da América Latina. O novo empreendimento será uma oportunidade para a Cemig aprimorar o domínio dessa tecnologia de geração de energia limpa, conforme os princípios de sustentabilidade que regem seus negócios.

Outro importante projeto é o Estádio Solar Arena do Jacaré, que visa a captação e o fornecimento de energia e avaliar o aproveitamento de energia renovável, envolvendo também a geração distribuída, além de promover o consumo eficiente de energia.

De acordo com o gerente de Gestão Tecnológica da Cemig, Jaelton Avelar Fernandino, todos esses projetos irão proporcionar benefícios para a sociedade, com a modernização e automação do sistema elétrico. “Os projetos tratam de questões que vão desde a geração de energia limpa e renovável até o fornecimento para o consumidor final, com as redes inteligentes, por exemplo. Além disso, os estudos posicionam a Cemig na vanguarda do setor elétrico, uma vez que é uma das primeiras concessionárias de energia a desenvolver essas tecnologias no Brasil”, destaca.

Cidade modelo

Por apresentar uma grande diversidade de atividades econômicas e perfis de clientes, Sete Lagoas foi o município escolhido para ser a cidade piloto e avaliar pioneiramente as tecnologias. Segundo Jaelton, “Sete Lagoas tem atividades nos setores industrial, agropecuário e de serviços, clientes residenciais, rurais e industriais, além de uma população acima de 200 mil habitantes e número de clientes superior a 90 mil. A cidade também apresenta diversidade de sistemas elétricos – alta, média e baixa tensão –, de sistemas de telecomunicações e de mercado”.

Outro fator decisivo para a escolha de Sete Lagoas é a presença da Universidade Corporativa da Cemig (UniverCemig), que possui uma rede modelo e laboratórios estruturados para a realização de testes e capacitação de equipes.  A cidade também possui um índice de radiação solar satisfatório, que possibilita o estudo de usinas fotovoltaicas.



[ topo ]