Notícias Associadas

Seminário discute cooperação e segurança no setor elétrico

21/11/2012
Fonte: Eletrosul

Organizado pela Eletrosul, o XI Seminário Técnico de Proteção e Controle (STPC) foi aberto neste domingo (18), em Florianópolis (SC), e teve como destaque a importância da gestão e cooperação das empresas do setor na busca pela segurança e confiabilidade do sistema elétrico nacional. A solenidade contou com a presença da diretoria executiva da estatal, representantes do Operador Nacional do Sistema (ONS), do Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (Cigré Brasil) e do Ministério de Minas e Energia.

O secretário nacional de Energia Elétrica, Ildo Grüdtner, ressaltou a importância do STPC no aperfeiçoamento da gestão dos sistemas de proteção e controle. “A troca de experiências e atualização profissional é fundamental para o desenvolvimento de áreas como projeto, especificação, implantação, operação e manutenção, que garantem o pleno funcionamento do sistema elétrico”, afirmou.

“O setor elétrico está diante de um novo cenário, onde a automação ganha força e as empresas precisam investir na utilização de recursos e processos tecnológicos para melhorar seu desempenho”, acredita o diretor de Operação e Engenharia da Eletrosul, Ronaldo dos Santos Custódio.


Após a abertura do seminário, foi inaugurada a feira de produtos e serviços, que reúne aproximadamente 20 expositores.

O STPC é promovido pelo Comitê de Estudos de Proteção e Automação (CE B5) do Cigré Brasil e reúne representantes de empresas do setor elétrico, universidades, centros de pesquisas e fabricantes para debater e trocar experiências no segmento de automação dos sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia.

As apresentações dos trabalhos técnicos tiveram início nesta segunda-feira (19), às 8h30. Para esta edição do STPC, foi registrado um número recorde de resumos submetidos – 186, entre os quais foram selecionados 43 artigos para serem apresentados. As sessões técnicas tratarão de temas atuais como o Protocolo IEC 61850 – que, basicamente, define a padronização da comunicação entre equipamentos de proteção e controle –, a aplicação de smart grids na automação de sistemas elétricos e os sistemas de proteção na geração distribuída, entre outros.

Evento internacional - Um dos diferenciais, este ano, será a realização da primeira edição da PAC World Conference – Latin America 2012, na sequência do SPTC, que trará a contribuição de especialistas internacionais nas discussões sobre os avanços na área de proteção, automação e controle de sistemas elétricos. O evento é promovido pela PACWorld Magazine.

A conferência será aberta às 17 horas de quarta-feira (21), com as palestras “O Futuro da Eletricidade – desafios da proteção, automação e controle de hoje e amanhã” e sobre as atualizações do Protocolo IEC 61850. A partir das 8 horas de quinta-feira (22) até às 18 horas de sexta-feira (23), acontecerão apresentações orais e por meio de pôsteres de 49 trabalhos técnicos, intercaladas por palestras de especialistas convidados.

Serviço - Mais informações, no site www.stpc.com.br.

 



[ topo ]