Notícias Associadas

Evento em Florianópolis debate aplicação da TI no setor elétrico

26/09/2014
Fonte: Eletrosul

Eletrosul é uma das organizadoras e apresentará ferramentas que auxiliam operação do sistema

Aproximadamente 250 profissionais de 20 concessionárias dos segmentos de geração, transmissão e distribuição de energia do País e de outras instituições do setor se reunirão em Florianópolis (SC), entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, na 15ª edição do Encontro de Tecnologia da Informação do Setor Elétrico - TI Energia 2014, que este ano é organizado pela Eletrosul, Celesc e Tractebel. A proposta do evento é o intercâmbio de informações sobre os avanços na área de TI, apresentando experiências bem sucedidas no uso de ferramentas tecnológicas, que são imprescindíveis ao funcionamento do sistema elétrico brasileiro e ajudam a aprimorar sua operação. 

Um dos cases, que serão apresentados no TI Energia 2014, é o do Simulador de Treinamento de Operadores (OTS, na sigla em inglês), adotado este ano pela Eletrosul. Com o uso dessa ferramenta, os operadores da empresa são treinados a partir de simulações, que reproduzem as ocorrências no sistema elétrico - sejam situações programadas ou de contingência como, por exemplo, grandes desligamentos de linhas - em ambiente idêntico ao da operação em tempo real. Também será apresentado o trabalho de informatização dos dados geográficos de todos os ativos de transmissão da empresa - subestações, linhas e torres. 

Na programação do TI Energia 2014, estão previstas apresentações de 20 cases, incluindo das outras empresas Eletrobras (Furnas, Chesf, Eletronorte e Itaipu Binacional), palestras e mesas redondas. O evento é promovido pela Fundação Comitê de Gestão Empresarial - Fundação Coge, que reúne 67 empresas do setor elétrico. 

Para mais informações sobre os temas que serão apresentados e debatidos no evento, acesse www.tienergia.com.br 



[ topo ]