Notícias Associadas

Zimmermann assume presidência da Eletrosul

28/04/2015
Fonte: Eletrosul

O Conselho de Administração da Eletrosul aprovou, na manhã desta terça-feira (28), a nomeação de Márcio Pereira Zimmermann, como novo diretor-presidente da empresa. Até então secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia (MME), Zimmermann assume a presidência da Eletrosul em substituição a Eurides Mescolotto, que dirigiu a estatal nos últimos sete anos. 

Engenheiro eletricista por formação, Zimmermann é empregado de carreira da Eletrosul desde agosto de 1980, onde exerceu vários cargos técnicos e gerenciais. Também esteve à frente da Diretoria de Produção e Comercialização e da Diretoria Técnica da Eletrosul, além de ter passado por outros cargos técnicos no Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), Itaipu Binacional e Eletrobras. Nos últimos dez anos, foi ministro de Minas e Energia (2010), e atuou como secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético e secretário-executivo do MME. 

Até o momento, Zimmermann preside o Conselho de Administração da Eletrobras. Já foi presidente dos conselhos de Administração da CGTEE, Cepel, Eletrosul e Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Foi, ainda, membro dos conselhos da Petrobras, da BR Petrobras Distribuidora e do Operador Nacional do Sistema (ONS). 

Com longa experiência no setor elétrico, Márcio Zimmermann é formado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), pós-graduado em Engenharia de Sistemas Elétricos pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá e tem mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). 



[ topo ]